terça-feira, 11 de maio de 2010

Quem sou eu como professor e aprendiz


“Quem sou como professor e aprendiz?”


Quantos de nós desejamos ao futuro, essas marcas aos nossos semblantes e sentarmos com velhos e novos amigos e fazer mil descobertas num novo instante. POETA URBANO
Estamos vivendo uma época de grandes mudanças, principalmente na área tecnológica, onde em contato com o novo, precisamos nos desarmar de velhos paradigmas. Às vezes nos faltam incentivos para que cursos e novas aprendizagens possam atingir o seu verdadeiro objetivo. A atitude primeira do educador profissional em perceber-se como aprendiz o torna atento ao que acontece ao seu redor, sensível às informações do ambiente, dos outros. Preciso colocar-me junto com o aluno como professor-aprendiz. Se me coloco, como professor, sempre e somente no lugar do aluno, trabalho com informações úteis para o aluno, adquiro uma grande capacidade de senti-lo, de adaptar a minha linguagem, de sintonizar com suas aspirações e isso é bom. Estou fazendo a ponte entre informação, conhecimento e sabedoria, entre teoria e prática, entre conhecimento adquirido e o novo. Com um olho vejo o aluno, com o outro me enxergo como aluno-professor. Quais são as conseqüências? Se aprendo mais, de verdade, se incorporo a aprendizagem para o outro há aprendizagem também para mim, entenderei melhor os mecanismos de aprender, as dificuldades, os conflitos pessoais e os dos meus alunos. Se eu aprendo mais e melhor, só me falta pensar como encontrar o caminho para comunicar-me com os alunos, como ser um professor mediador e desenvolver a cada dia um trabalho cada vez mais produtivo.


Andria Furtado.

Um comentário:

  1. Andria seu texto ficou muito bom, mas eu gostaria de sentir um toque mais pessoal nele e esse caminho que você busca acho que todos nós educadores buscamos para nossa vida profissional.

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